O CESEC de Ibirité se propõe a oferecer aos jovens e adultos  matriculados no nível de ensino fundamental e médio, a Educação de Jovens  e  Adultos (EJA) na modalidade semipresencial de inserção na sociedade; através de uma proposta de “ESCOLA CIDADÔ: participativa, visando, acima de tudo, formar o cidadão humano, crítico; permitindo assim, sua inserção no mundo do trabalho, da responsabilidade social, da cultura e do lazer.

Em busca de confirmar esses propósitos é fundamental o estabelecimento de princípios filosóficos que deem sustentação à prática pedagógica, orientando as ações dos profissionais da educação, dos alunos e da comunidade atendida.

 

Os pilares dessas ações são:

– Participação: participando nas responsabilidades de elaboração, execução e avaliação, isto é, a construção em conjunto;

– Pedagógico: preparar o aluno para o pleno exercício da cidadania, com autonomia social, intelectual e moral. Empregar os conteúdos como ferramentas para o desenvolvimento de competências básicas como: pesquisar, analisar, criticar, escrever, expressar, ouvir, raciocinar e viver em grupo;

– Administrativo: a ação administrativa parte da atitude de liderança da direção preparada para agir com certas imposições quando necessárias e especialmente no que se refere ao envolvimento das pessoas com seus deveres. Do mesmo modo, para que todas as pessoas tenham seus direitos respeitados, a direção visualiza que o poder, no que for possível e necessário, deve ser descentralizado e decidido coletivamente através do colegiado escolar que representa todos os segmentos da comunidade escolar.

 

A direção, através de sua ação de liderança, estabelece objetivos gerais que complementam as ações acima, os quais são:

– Ter princípios éticos;

– Ter compromisso com o trabalho, honestidade, responsabilidade, liberdade, amor, justiça e respeito à pessoa humana;

– Compartilhar seus conhecimentos e comunicá-los;

– Refletir e avaliar constantemente a prática pedagógica.